O Cangaço foi um movimento ocorrido entre 1870 e 1940, que aconteceu no sertão nordestino. Com a mudança do centro econômico do Brasil para o sul, a desigualdade social do nordeste aumentou. Foi então que surgiu o bandidismo Social, que surgiu no Nordeste e ficou conhecido como Cangaço.
Alguns cangaceiros haviam sido capangas que entravam em débito com seus coronéis, outros eram gentes absolutamente desprovidas de básicas condições de vida, que não viam outra saída pra sobreviver a não ser unir-se ao bando. Os cangaceiros comportavam-se como bandidos. Armados atacavam cidades, vilas, fazendas e roubavam os bens de seus moradores, principalmente das famílias dos coronéis.
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu em 1898,
Em 1938, em Angicos, Sergipe, Lampião caiu em uma emboscada onde foi morto junto com sua mulher, Maria Bonita, e seu bando. Tiveram suas cabeças expostas em locais públicos, pois o governo queria assustar a quem ousasse continuar esta prática na região. Depois do fim de Lampião, os outros grupos cangaceiros foram se desarticulando até terminarem de vez.
Bando de Lampião em Limoeiro do Norte, no Ceará. Foto de 1927.
0 comentários